Estou com um problema para criar um novo notebook no Jupyter. Estou iniciando o curso python para jornalistas do Turicas e do Burgos no youtube e me deparei com esse obstáculo logo no começo.
Aparece para mim a seguinte mensagem:
" Creating Notebook Failed
An error occurred while creating a new notebook.
Permission denied: Untitled.ipynb"
Alguém sabe me dizer como resolver o problema ou me indicar algum outro fórum em que eu possa conseguir a resposta?
Olá @LeoMoreno
Normalmente em erros de permissão para facilitar o entendimento da comunidade e a resposta você precisa também incluir informações como:
qual sistema operacional está usando,
qual versão do Python,
durante a instalação apareceu algo estranho (na instalação do Python, por exemplo, é importante marcar a opção PATH, algo como “Add Python 3 to PATH”),
como instalou a biblioteca (no caso aqui o Jupyter Notebook),
o erro aparece após fazer que comandos (New-Python3 ?)
Se você instalou tudo sem problemas, pode ser que as permissões de leitura ou gravação da pasta que você abriu o jupyter são restritas. Qual pasta é?
Se você instalou corretamente o Python, se estiver no Windows, uma sugestão é:
no Explorador de arquivos crie uma pasta para organizar seu trabalho onde quiser (ex.: C:\Users\LeoMoreno\Documents\estudos_python
abrir o Prompt de Comando (cmd em pesquisar)
ir para a pasta que criou: cd C:\Users\LeoMoreno\Documents\estudos_python
veja a versão do Python que você tem: python --version
veja a versão do instalador de bibliotecas que você tem: pip --version
se estiver tudo certo, instale: pip3 install jupyter
Reinaldo, primeiro obrigado sobre a orientação a respeito de como perguntar de forma mais eficiente. E, em seguida, obrigado pelas dicas. Desinstalei e instalei novamente o Python 3.8.2 assinalando, desta vez “PATH”. Deu certo. Duas vezes obrigado!
Me deparei com um novo problema, logo em seguida.
Estou utilizando Windows, Python 3.8.2.
Consegui criar um novo notebook, após reinstalar o python assinalando PATH.
A questão agora é que mando rodar ou aperto shift+enter e ele só fica “pensando” (In [*]).
Já tentei clicar em “Kernel” e depois em “Restart & Run”. Mas continua na mesma. Já reiniciei tudo também e o problema continua.
A linha de código que você está executando é muito longa para o seu hardware, se tiver memória RAM baixa (mas se for um comando simples isso não seria o caso)
Pode ter acontecido algo errado na instalação o jupyter
O seu browser pode ter alguma configuração contra o Jupyter
Tente então:
Reinstale o jupyter e veja se aparecem mensagens de erro ou warning
Desabilite seu adaware antivirus para o browser
Mude as opções do seu browser em relação a bloqueio
Avise se funcionar. Infelizmente o Windows e os softwares que rodam nele têm esses problemas - instalam um monte coisas padrão, muitas sem muita utilidade, que podem atrapalhar linguagens de programação. Eu uso Windows de vez em quando, mas principalmente Ubuntu exatamente por isso e porque a performance é melhor e é código aberto - mas a curva de aprendizado é maior do que no Windows
Que ótimo. Mas só toma precaução de desabilitar o Avast apenas para o que você precisa no momento, ou quando acabar de usar o Jupyter retorna ao normal